QUAL CARRO USADO COMPRAR COM R$ 30 MIL?


A dúvida de quem quer comprar um carro hoje é apenas uma. Seminovo ou zero? Embora o sonho do carro zero fale mais alto, não é raro ver um comprador estacionado nesse ponto. É uma dúvida cruel, eu sei. Afinal, com 30 mil, não se pode escolher muita coisa boa no mercado de zero km. Mas e os seminovos? Qual modelo, de até R$30 mil, é possível pegar?

Mesmo depois da redução do IPI, comprar um carro novo só é vantajoso para quem tem dinheiro em mãos. E não adianta ter só a entrada. Para quem vai financiar, seja pouco, ou uma boa parte do carro, esta não é a hora certa de entrar em um financiamento. O melhor que se tem a fazer é pegar um usado. Aliás, melhor ainda, é não trocar de carro. O mercado não está favorável para este tipo de negociação. Mas se não der para esperar, corra atrás de um bom e barato seminovo.
Existem diversos modelos seminovos no mercado. Hoje, vou apresentar um, na faixa dos R$30 mil, que além do modelo ser novo, ele vem completo, é confortável, ainda está na garantia e é bem mais barato que seus concorrentes: o Renault Symbol 2010-2011.

Um Symbol zero é muito caro. A grosso modo, ele nada mais é do que o Clio Sedã. Além disso, a Renault cobra R$890,00 pela cor da carroceria. Sim! Se você não quiser um Symbol branco ou vermelho vai ter que pagar por qualquer outra cor. Um Symbol 1.6 16v, de cor diferente do branco e vermelho, sai por R$38.200. É caro, mas esse carro tem uma vantagem que nenhum concorrente direto tem. Os 3 anos de garantia. Não compensa comprar um zero km só por isso. O ideal, então, é comprar um seminovo.

Para nossa sorte, o Symbol não fez muito sucesso entre os brasileiros. Provavelmente pelo alto preço. Mas outros fatores, tais como, número de redes de concessionárias, preço da manutenção e valor de revenda, talvez tenham contribuído para o insucesso do francês. Ironicamente é justamente, pelo último item, que compensa comprar um. Os seminovos, ano 2010-2011, têm preços a partir de R$25 mil. A maioria completos, com Airbag e ABS. Outra vantagem, é que você ainda vai ter um ano de garantia. Isso se o antigo dono tiver feito todas as revisões em concessionárias. Caso contrário, você perde o direito. Existe um contrato da Renault que explica bem as condições dos três anos de garantia. É bom ficar atento a elas.


Por ser um carro que vende pouco, é difícil encontrar modelos usados à venda, mesmo porque o seu público é muito específico. Fato que pode até ajudar na conservação e manutenção do carro. É claro que isso não serve de parâmetro para todos os veículos que são anunciados. Mas três, dos quatro que pude avaliar, estavam em bom estado. A compra de qualquer um dos três seria um ótimo negócio. Quanto às desvantagens em comprar o Symbol, acredito que seriam as mesmas de muitos veículos da Renault. Falta de peças de reposição, manutenção cara, peças caras, pequena rede de concessionárias. Não é qualquer mecânico que faz um bom serviço em um Renault. Mas se você tem condições de levar seu Symbol em uma concessionária de confiança e está disposto a pagar mais caro para deixar o carro "redondinho", isso não vai ser problema. Mas lembre-se, também, de que concessionária nem sempre é sinônimo de serviço bem feito.

Colocando tudo isso na mesa, prós e contras, você vai ter mais vantagens em comprar um Symbol usado que desvantagens. Por menos de R$30 mil, você vai comprar um sedã com design atualizado, acabamento melhor que muito carro superior a ele, completo, confortável, potente e mais um ou dois anos de garantia restantes. Por esse preço, com os equipamentos de segurança, itens de série e a garantia, você dificilmente vai encontrar outro modelo.

O carro 0 km virou uma lástima. Mas se você estiver a fim de gastar quase 40 mil num Symbol zero, vai fundo, apesar de não ser vantajoso. Melhor seria arriscar e pegar um usado. Você só tem a ganhar. Carro é assim mesmo. Tem vantagens e desvantagens. No final, o que realmente importa, é a satisfação que ele vai te proporcionar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AO VIVO I 2023 6 Hours of Spa I FIA WEC

Gran Turismo: o filme baseado em uma história real

Os melhores simuladores de corrida para PC em 2023